segunda-feira, 3 de julho de 2017

Sobre o filme Embrace e a imagem que temos sobre nossos corpos

Esses dias assisti ao filme Embrace, documentário que fala sobre a relação (deturpada) que temos em relação ao corpo, principalmente as mulheres, e como isso afeta a nossa autoestima. Vai ter um pouco de spoiler.

A protagonista do filme, começa mostrando seu próprio relacionamento com o corpo, desde passar a odiar após 3 gravidezes, até emagrecer horrores e ficar com corpo de modelo, até encontrar seu próprio equilíbrio e melhorar o relacionamento com o corpo. Ela passa a gostar dele. Tanto que tira uma foto com ele antes e depois (antes quando ela estava em plena forma e depois com o corpo atual, que poderia ser considerado fora de forma, mas eu acredito que esteja mais natural), e como agora ela é mais feliz.
Precisamos celebrar mais nossos corpos
O fato é depois que ela posta essa foto nas redes sociais, viraliza e atinge o mundo. E ela percebe que não é tão diferentona como imaginava eu que há milhares de mulheres com os mesmos problemas. É então que ela resolve fazer o documentário. Ela vai entre*vistar várias mulheres em vários lugares do mundo, a maioria foge do padrão que temos de beleza, mas que se aceitam como são (tirando a moça que luta contra a anorexia).

Algumas coisas me chamaram a atenção no filme:

- Como as pessoas são bonitas! A gente fica apegado a um padrão de beleza e para de perceber que cada um tem a sua beleza.

- Qual mensagem nós queremos passar para as futuras gerações de mulheres? que você é bonita do que jeito que é, ou que precisa sofrer para ficar bonita?

- Realmente somos massacradas para atingir um ideal que simplesmente não existe!

- Cada pessoa tem seu perfil, seu tipo de corpo, querer que se atinja um perfil que não tem nada a ver com o seu, é no mínimo desumano.

- Formato do corpo e saúde tem nada a ver (isso eu já sabia, mas só reforça). Você pode ter um corpo considerado lindo e pode ter uma saúde péssima. Então quando alguém chega e fala que você precisa emagrecer para ter saúde, é mentira. É só para encaixar no padrão.

- Quanto tempo (e dinheiro) perdemos nesse intuito de atingir o inatingível.

Fiquei refletindo muito sobre essas questões. Ainda não cheguei a um conclusão, apenas que realmente tem muita coisa errada, mas é preciso mudar isso. Como? Primeiro mudando nós mesmas, aceitando nossos corpos, como somos, não acreditar em qualquer propaganda de beleza. É um exercício constante, que já dá um trabalho....

E você? O que pensa sobre isso? Já viu o filme? Gostou? Comente aqui.

*eu vi o filme no Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário