terça-feira, 20 de novembro de 2018

Do livro Como as democracias morrem

Tenho uma meta de leitura de livros até o fim do ano, conforme postei no meu insta. Querendo entender melhor o que estava acontecendo no mundo, comecei por esse livro do título - Como as democracias morrem (Zahar, 2018).

Os autores analisam como a democracia é construída de modo muito delicado e dependente de quem está no jogo político, fazendo uma análise da ascensão do Trump (os autores são estadunidenses), e se ele pode se tornar um líder (mais) autoritário ou não.

O livro é sobre os Estados Unidos, mas podia ser sobre o Brasil. À medida que se lê o livro, impossível não traçar um paralelo com as nossas eleições tão conturbadas.

Ainda é impossível dizer se a democracia vai sobreviver, assim também não dá para afirmar nada em relação aos Estados Unidos. Isso é com o tempo. De qualquer modo, fica a dica. Mais do que nunca, é importante lermos e refletirmos o que acontece no mundo (e o livro é muito bom porque analisa vários governos autoritários, atuais e antigos), e traçarmos paralelos com a nossa realidade.

Em um mundo com tantos ruídos e informações, é importante conhecer estudos sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário