sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Da necessidade de união

Essa semana que passou fiquei pensando muito em como a união e a cooperação são importantes, em um mundo cada vez mais individual. Notícias ruins de violência, contra seres humanos e animais surgem todo semana e tudo isso me faz pensar que poderíamos mudar isso, mas estamos tão cegos para a realidade que qualquer impulso de mudança passe despercebido.

Mas aí essa semana tive a confirmação de que estou sim no caminho certo. Explico: saiu uma notícia de um atentado de violência horroroso contra uma moça no metro. Não vou falar sobre isso porque está em tudo quanto é lugar. Mas o que me deu esperança é que, no meio da confusão, uma outra mulher, que não tinha nada a ver com a história, se colocou no meio e ajudou a menina, ficando ao lado dela até alguém da família chegar. E pensei: isso faz parte de um círculo de mulheres.

Um círculo de mulheres é um grupo que se reúne com vários objetivos. Mas claro que há algo por trás. Quando nos reunimos, criamos um campo de confiança, criamos um círculo em que podemos ser nós mesmas sem sermos julgadas. Só sermos aceitas e respeitadas. Mas por que só de mulheres? Simplesmente porque por muito tempo fomos deixadas de lado e separadas, não tínhamos liberdade para isso, Homens se reúnem com certa frequência, para discutir seja lá o que for, mas porque nós não.

Claro que há uma intenção. Claro que, ao criarmos um campo de confiança, nos fortalecemos, melhoramos a nossa autoestima, nos questionamos e podemos até um dia, no metrô, auxiliar outra mulher, ajudá-la a sair de um momento de extrema violência simplesmente porque percebemos que podemos fazer isso.

Às vezes, quando as pessoas veem que frequento círculo de mulheres devem achar estranho ou exagerado mexer tanto com isso. Mas hoje, eu tenho uma ótima resposta: porque isso realmente pode mudar o mundo!

Sugiro para leitura os livros do post passado.
Sugestão de filme: A tenda vermelha (documentário). Acho que o nome é esse, se não for, alguém me avise!



Nenhum comentário:

Postar um comentário