segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Desperdício x consumismo e o que isso interfere na abundância

Esse final de semana tive a oportunidade de ver um filme incrível sobre o desperdício - chama O saber do desperdício (Taste the waste), uma produção canadense de 2011. O filme é impactante, mostra como são desperdiçados toneladas de alimento todo dia (sim você leu certo, todo dia), que não estão estragados e poderiam ser consumidos.

Eles mostram um cálculo ao final que falam que tudo o que é desperdiçado poderia alimentar toda a população mundial três vezes. Isso, vc leu certo. 7 bilhões de pessoas poderiam ser alimentadas e de novo e de novo em um ano (acho q o cálculo era de um ano). Eu acredito depois de ver um monte de alimento sendo jogado fora.

Mas aí fiquei pensando: o que tudo que desperdiçamos no dia a dia, além da comida: roupas, produtos, sapatos, trabalho, dinheiro, tempo, amor...

Vivemos em uma cultura que cultua a escassez, dizendo que na vida falta tudo, para que possamos comprar, comprar, comprar, e aí desperdiçamos tempo comprando, tempo que poderíamos estar com os amigos, com a família, ficando em paz ou apenas curtindo, sem fazer nada (porque também desperdiçamos muito tempo com coisas inúteis, se for parar para pensar).

Eu fiquei refletindo muito sobre isso. Estou em um desafio de ficar 30 dias sem comprar (conto mais no próximo post). Quando isso acontece você começa a ver quanta coisa você acha que precisa que simplesmente não precisa, é um desperdício. O que isso traz além de guardar dinheiro: muito mais tempo, mais consciência nas relações, mais momentos de reflexão, mais criatividade (alguns momentos você precisa ser criativo para não comprar), muito mais paz de espírito e por que não dizer saúde, já que o estresse diminui?

E você, já parou para pensar o quanto desperdiça no seu dia a dia?


2 comentários: